Como Gerar Tráfego Orgânico e Gratuito para seu Blog!


Hoje eu vim falar para vocês de uma grande dificuldade da maioria dos iniciantes a blogueiros que seria como divulgar o seu blog na internet.

tráfego-gratuito5

O grande problema após o lançamento, é conseguir tráfego qualificado e uma audiência considerável para o novo blog.Para que seu blog receba visitas, as pessoas têm que conhecê-lo, e visitá-lo frequentemente, pois um blog sem visitantes é como se fosse um grão de areia em um deserto sem fim.A divulgação de um novo blog é um trabalho sempre contínuo, porém necessário para aumentar o tráfego e manter a sua audiência.

Vou passar algumas dicas básicas, mas realmente eficazes, para divulgar o seu blog e aumentar a sua audiência na internet.

Como divulgar um blog na internet

Readers-Survey-Blog-Image-1024x537

Em primeiro lugar, você precisa descobrir quem é o seu público alvo.Como já disse aqui, é interessante focar seu blog em um assunto que você domine e tenha a ver com o seu negócio.Entrar em um nicho em que conhecemos pode facilitar o processo, tendo em vista que você já identifica e conhece seu público, e suas necessidades.

Confira abaixo algumas dicas básicas de divulgação e espalhe seu blog por aí!

1-Indique um link do seu blog em sua assinatura de e-mail:

assinatura-de-email2-e1448459432702

Parece óbvio, mas muita gente esquece desta que esta é a maneira mais fácil e automatizada de divulgar um blog para seus todos os seus contatos.

Alguns aplicativos, como o WiseStamp (uma extensão para Firefox, Chrome e Safari), permitem que você crie uma assinatura de e-mail com links personalizados, para seu blog ou perfis em redes sociais.Com ele, é possível cadastrar o feed RSS do seu blog, e adicionar um link para o seu post mais recente para todas as pessoas em que você enviar um email.

Parece simples, porém muito interessante, tendo em vista que seus contatos passam a conhecer o seu projeto na internet.

2-Faça comentários inteligentes em outros blogs

teclacomentg1

Essa é a estratégia de divulgação mais básica que pode ser utilizada por um blogueiro iniciante.Consiste em você visitar os blogs do seu nicho e utilizar um logo do Gravatar para fazer comentários.Agindo desta forma você vai dar-se a se conhecer, para a comunidade, além de criar um link especial com o seu nome nos comentários que você deixar em outros blogs, te identificando como autor.

Mas, atenção, não estamos falando em visitar mil blogs aleatórios e deixar um comentário genérico como “Visita lá o meu blog!”.

Foque seus esforços, procure por outros blogs que tenham alguma relação com o seu e deixe comentários inteligentes, que estimulem a discussão entre os leitores.Se suas observações e ponto de vista forem interessantes, são grandes as chances de as pessoas passarem a visitar o seu blog também.

3-Divulgue seu blog nas redes sociais

download

Sempre que publicar um novo post, espalhe ele por todas as redes sociais em que você criar um perfil! Faça uma postagem no Twitter com uma título e uma chamada interessante, utilize uma bela imagem relacionada para compartilhar cada artigo que for criado também no Facebook. Não esqueça do Linkedin, Google Plus e Instagram

Procure por fóruns relacionados ao assunto do seu blog, ou mesmo comunidades ou grupos em redes sociais que são relacionados ao seu nicho. Qualquer lugar é um bom lugar para se criar um link e divulgar seu trabalho principalmente  se é lá que sua audiência está.

4-Crie uma newsletter para divulgar o blog

mail contact

Alguns serviços, como o Feedburner, permitem inserir em seu blog um campo onde seus leitores podem cadastrar um e-mail para receber seus novos conteúdos automaticamente.No entanto, nada impede que você crie um boletim personalizado para seus visitantes, utilizando um script como o Interspire Email Marketing, ou outros serviços pagos como o Mail Chimp, ou Aweber.

Com uma newslleter você pode divulgar seus posts ou outros assuntos de interesse do seu público, e inclusive fazer vendas para programas de afiliados ao recomendar produtos relacionados ao seu público alvo.

Mas atenção, nada de sair comprando lista de e-mails e enviar sua newsletter para pessoas que não requisitaram; isso é considerado SPAM e o efeito será completamente o oposto do desejado.

5- Gerar trafego através do Google

google_416x416

O Google é um poderoso enviador de visitantes e se você se empenhar em aprender SEO e otimização de sites, poderá pegar uma fatia desse bolo. Deixando bem claro aqui que o tráfego orgânico das pesquisas é o melhor que tem, então de uma boa importância a isso.

Gerar tráfego grátis para blogs através do google nao é uma tarefa rápida, mas nao se preocupe se voce nao tem nenhuma experiencia, pois vou lhe ajudar mostrando alguns fatores muito importantes que fazem um site aparecer bem colocado nas pesquisas e assim conseguir visitas:

  • Publicaçao regular
  • Uso de palavras-chave
  • Tamanho do texto
  • Autoridade do site
  • Backlinks
  • URL do artigo
  • Tempo do visitante no blog
  • Interaçao do visitante com o texto

6- Os melhores sites para divulgar seu blog

Legal, vimos ai que otimizar nosso blog para aparecer bem colocado no Google é a melhor forma de atrair visitas de qualidade sem paga nada por isso. Mas há algumas outras formas muito interessantes que você não deve dispensar e pode aplicar para gerar tráfego grátis para seu site.
1 – Youtube
O youtube é fantástico e se você não tem um canal onde sobe vídeos regularmente, está perdendo tempo e tráfego. É quase que uma obrigação de quem trabalha com blog colocar vídeos dentro dos artigos, então porque não unir o útil ao agradável?
2 – UOL Mais
O UOL mais é uma plataforma muito incrível onde você pode postar vídeos, textos, slides, áudio e fotos, gratuitamente. As publicações feitas no UOL mais costumam ficar bem posicionadas no Google, então está ai uma ótima forma de gerar tráfego grátis para blog.
Bom, você está buscando saber como divulgar seu blog de forma eficaz e atrair visitas de qualidade, então o Slideashare não pode ficar de fora pois lá é possível promover seu trabalho gratuitamente em slides. As apresentações postadas no Slideshare costumam alcançar também boas posições nas buscas e conseguem assim bom tráfego orgânico.
Um local que costuma ter muito tráfego é o Yahoo respostas e ali você deve tomar cuidado. O modo correto de trazer visitas de lá é buscar perguntas relacionadas com o nicho do seu blog e responde-las educadamente, postando um link para um artigo seu ao final de sua resposta, falando que ali ela encontrará mais detalhes. Não caia na tentação de postar links em qualquer pergunta, pois sua conta será cancelada e ainda corre o risco de seu domínio ir parar em listas negras de spammers.
Bom, espero que tenham gostado das minhas dicas de como conseguir trafego!
Até a próxima!
Gostou, compartilhe!

Olá, Sou Vanessa Gomes Empreendedora Digital! Quero te Ensinar a Trabalhar na Internet, coloque abaixo seu E-mail para Receber Minhas Dicas!

Vanessa Gomes

Olá, meu nome é Vanessa Gomes sou empreendedora digital, e nesse site quero te ensinar como trabalhar na internet!

Website: http://www.empreendedoradigital.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *